sexta-feira, 24 de maio de 2013

Terapia de Risco




Elenco : Dirigido por Steven Soderbergh. Com Jude law, Rooney Mara, Catherine Zeta Jones.

Sinopse :  Emily enfrenta uma crise de depressão, quando o marido volta pra casa depois de quatro anos preso. Ao tentar suicídio, é indicada a tratamento psicológico. Através de seu psiquiatra, ela começa um tratamento com um remédio constantemente anunciado na tv e, sob efeitos colaterais, comete um crime, desencadeando uma série de consequências para si mesma e seu psiquiatra.

Impressões : A história do filme se mostra atualizada e interessante, mostrando os efeitos que anti-depressivos podem causar nas pessoas caso não sejam diagnosticadas. E a fala de uma determinada personagem “Eu vi na tv que eles melhoram a gente!”é uma prova clara de tal do poder que a manipulação comercial e a publicidade possuem. As perguntas que nós são jogadas a todo tempo também são coerentes : um paciente pode ser sentenciado por cometer um crime estando medicado? A culpa deve cair sobre ele ou devemos considerar negligência médica? Até que ponto um profissional pode identificar fraude vinda desse mesmo paciente? No entanto, é justamente nos seus minutos finais de projeção quando, numa aparente forma de estruturar a história e responder essas perguntas, acaba se perdendo em uma trama de reviravoltas mirabolantes que acabam banalizando a essência da história, talvez por se acovardar em não deixar de responder tais perguntas, preferindo o caminho da obviedade ao da reflexão.
Destaco a performance da protagonista vivida por Rooney Mara, que consegue trabalhar bem os momentos de ansiedade e depressão, além de sua dubiedade no final, mostrando sempre um olhar perdido e ao mesmo tempo atento à sua volta. A fotografia é bem ajustada e simples, trabalhando a todo o tempo com a figuração dos sentimentos de seus personagens.

Curiosidades & Spoilers:

  • Rooney Mara substituiu Blake Lively devido a insatisfação dos produtores com a atriz.
  • O roteirista Scott Z. Burns colabora com o diretor pela terceira vez. Os últimos filmes foram “O Desinformante” e “Contágio”.
  • Terceira parceria, também, entre o diretor e a atriz Catherine Zeta Jones. Os últimos filmes foram “Traffic”e “Doze homens e um outro segredo”.
  • Embora fictício, o remédio “Ablixa” foi baseado em outros remédios que estão presentes no mercado americano. E ,como no filme, todos eles prometem a felicidade e o alívio de seus problemas como uma solução mágica.
Nota (de 0 a 100): 71
Trailer:Trailer Terapia de Risco

Nenhum comentário:

Postar um comentário