sexta-feira, 10 de maio de 2013

Saint Seiya Omega 1ª temporada – 51 episódios (Reiko Yoshida).



Sinopse : A história acontece doze/quinze anos após a Saga de Hades. Seiya de Pégaso herda a armadura de Sagitário e se torna um cavaleiro lendário, juntamente com seus companheiros. No entanto, após a batalha contra um vilão intitulado Marte, Seiya de Sagitário consegue vence-lo e desaparece da Terra, deixando Atena e um bebê chamado Kouga a sua própria mercê. Atena decide transformar esse bebê em um cavaleiro, que liderará uma nova geração de cavaleiros contra as forças do Mal e o renascido vilão Marte, que deseja vingança e construir uma nova Terra.

Impressões : A temática dessa nova série de “Saint Seiya” tem por objetivo nítido impressionar os fãs antigos e novos, especialmente ao retratar um cenário quase apocalíptico, em que os cavaleiros de Atena foram derrotados. No entanto, acabam cometendo erros cruciais ao fazerem referências claras á séries ja consagradas como Naruto, Pokémon e até mesmo Harry Potter e na inovação do visual das armaduras,onde destroem o estigma mais precioso das mesmas ao substituir o uso de urnas por acessórios comuns (brincos, colares e etc).

Com uma história claramente infantil, a primeira temporada apresenta 51 episódios de qualidade baixa, comprometendo o interesse em acompanhá-la por inteira e tendo fôlego em alguns poucos episódios, especialmente quando os cavaleiros clássicos aparecem. Além disso, a apresentação de tantos personagens acaba comprometendo o carisma do público pelos mesmos, onde teria mais sucesso se de seis personagens principais fossem reduzidos para a metade disso. As lutas apresentadas são bem inferiores às da saga clássica e, ao fazerem uma clara referência/ homenagem á fase do Santuário, apresentam novos cavaleiros de ouro que somente cravam a qualidade baixa dessa primeira temporada.

Como pontos positivos,  cito as duas músicas de abertura, a traição organicamente literal do personagem Éden de Órion e o surgimento do vilão “Pós-Marte” Apsu, que traz nova vida a um anime que estava fadado ao esquecimento.

Curiosidades & Spoilers:
  • ·         A dubladora japonesa da Atena, Shoko Nakagawa, é a voz feminina por trás da canção de abertura “Pegasus Fantasy” versão omega. Ela canta em conjunto com Nobou Yamada, o cantor da versão clássica.
  • ·         Foi lançado pela Namco Bandai um jogo baseado no anime, chamado “Saint Seiya Omega : Ultimate Cosmos”. A história do jogo se baseia numa continuação improvável ao final da primeira temporada (digo pela história, pois a segunda temporada ja esta em vigor e tem um conceito diferente), onde o Deus Poseidon renasce novamente na pela de Julian Solo e tenta tomar a Terra para si. Disponível para PSP.
  • ·         O personagem Éden, rival de Kouga de Pégaso, é protegido pela constelação de Órion. No filme “O Santo Guerreiro”,  existia um cavaleiro chamado Jaga que também era protegido pela constelação de Órion. Foi o principal antagonista do também cavaleiro de Pégaso, Seiya.
  • ·         É revelado no episódio 36 que o vilão Marte fora um aristocrata de nome Ludwig. Esse nome é de origem alemã, que significa “Lutador Famoso” em uma tradução literal, sendo que “wig” também pode significar “Guerra”. Esse personagem, por um tempo, foi uma grande incógnita para os fãs, que tinham certeza de que ele seria um cavaleiro ressuscitado, já que nos mangás clássicos da Saga de Hades, durante a vistoria dos cavaleiros de bronze & Shina de Cobra pelo cemitério dos cavaleiros, é visto uma lápide com o nome “Ludwig”. Desconfianças a parte, em português, a tradução de Ludwig é Luís.
  • ·         A série Omega, diferente da clássica, foi desenvolvida através de um roteiro original, ou seja, não vinculado a mangás ou livros, parecido com a Saga de Asgard. No entanto, foi lançado em Março desse ano, através da revista Kerokero Ace,  o mangá baseado na série a partir da segunda temporada do anime.
  • ·         Ao mencionar a referência à série Harry Potter, não por acaso, os dubladores do vilão Marte e de Yuna de Águia na versão brasileira serão, respectivamente, Luis Carlos Persy e Luisa Palomanes, que fizeram as vozes de Lorde Voldermort e Hermione Granger.

Nota (de 0 a 100): 50

Um comentário:

  1. Esse anime e um lixo....somente para deixar claro para iniciar uma nova geração ou transforme os antigos em mestres/inimigos ou esqueça os antigos...oque eles fizeram foi sailormoonrizar cavaleiros do zodíaco.

    ResponderExcluir