segunda-feira, 13 de maio de 2013

Somos Tão Jovens





Dirigido por Antônio Carlos da Fontoura. Com Thiago Mendonça, Laila Zaid, Bruno Torres.

Sinopse: O filme conta sobre a adolescência de Renato Russo, narrando o início desde seus gostos e admiração pelo Punk Rock e John Lennon, suas amizades e pessoas próximas, a entrada e saída com a banda “Aborto Elétrico”e até os seus primeiros shows como líder da banda “Legião Urbana”.

Impressões: O filme soa bem previsível logo no início, ao tocar a música “Tempo Perdido” e mostrar fotos íntimas do cantor. Chega a quase virar um musical biográfico, tamanha a quantidade de músicas e referências que são mostradas durante todo o tempo de projeção. Ainda assim, não peca pelo ritmo e usa a nostalgia como principal arma de sedução. A história é bem água com açúcar, onde, talvez por não querer repetir o mostrado no filme “Cazuza”, passa rapidamente pelo descobrimento sexual do cantor, focando, quase que em paralelo, na ligação forte deste com a personagem Aninha, sua melhor amiga e por quem mostra grande sinergia. Destaque para a trilha sonora óbvia, porém esperada, e pelas atuações de Thiago Mendonça como o líder da “Legião Urbana”, mostrando um Renato Russo complexo devido aos seus conflitos interiores e revolucionários e retratando-o como um sujeito arrogante e presunçoso, sem deixar de beirar o melódico ridículo. Apresenta alguns diálogos divertidos, mas que ás vezes se comprometem por querer espalhar tantas referências às suas músicas, como se explicassem as origens delas. A direção falha em alguns momento, especialmente quando coloca tanto foco no personagem principal, numa clara tentativa de lhe atribuir imponência.

Curiosidades & Spoilers:

  • ·         Marcos Bernstein assina o roteiro desse filme. Ele também foi responsável por roteiros de filmes como “Central do Brasil” e “Zuzu Angel”.
  • ·         Nicolau Villa-Lobos, filho de Dado Villa-Lobos, interpreta o próprio pai em sua versão mais jovem.
  • ·         A família e pessoas próximas de Renato Russo deram sua colaboração para essa produção. O nome do filme, por exemplo, foi dado por sugestão direta da mãe de Renato Russo, que retirou de um trecho da música “Tempo Perdido”, música essa que surge na introdução do filme e no decorrer do mesmo.
  • ·         Thiago Mendonça, que interpreta Renato Russo, ja teve uma experiência anterior interpretando o também cantor Luciano no filme “Dois filhos de Francisco”.
  • ·         Os shows que aparecem no filme não tiveram playback e foram gravados ao vivo: os atores realmente tiveram aula de canto e violão, aperfeiçoando-se o bastante para apresentação em tela.


Nota (de 0 a 100): 75

Nenhum comentário:

Postar um comentário